"Sentimos o desafio da mudança!"


.

No dia onze de Dezembro de 2009, reuniram em Fátima, na Casa Provincial das Irmãs Franciscanas de Nª Sª das Vitórias, os membros do Secretariado ANIMAG.

Durante uma manhã de trabalhos, avaliámos a Assembleia Anual ANIMAG, que decorreu no Porto de 17 a 20 de Novembro e, sobretudo, procurámos dar continuidade à reflexão então iniciada, sobre animação missionária hoje.

Sentimos o desafio da mudança para uma nova perspectiva de uma Igreja, toda ela missionária, já pela sua natureza, e que nos nossos dias essa dimensão deve atravessar toda e qualquer acção evangelizadora. Nós, Institutos Missionários ad gentes, sentimos que o nosso compromisso, ao serviço do anúncio do Evangelho, tem de concretizar-se numa inserção cada vez maior nas Igrejas locais, colaborando no trabalho de evangelização e ao mesmo tempo dar a nossa contribuição e testemunho vivencial de pessoas que viveram outras experiências de ser e construir Igreja, com dinamismo e experiências diferentes, tornando-nos ponto de encontro das Igrejas locais, num movimento de comunhão cada vez mais aberto à universalidade.

Todos estes aspectos vão continuar a ser objecto da nossa reflexão nas próximas reuniões, e da tentativa de concretização, na realização das próximas semanas missionárias, ao longo do ano de 2010.

Conscientes do valor do nosso trabalho de animação missionária, desenvolvido em Portugal ao longo de tantos anos, queremos dar continuidade ao mesmo, imprimindo-lhe um novo dinamismo para que a missão, e o empenho na mesma, possam renovar e ajudar crescer toda a Igreja.

Nesta mesma reunião, procedemos à eleição do Presidente ANIMAG, tendo sido eleito o Padre António Farias, dos Missionários do Espírito Santo.
.

Comentários

Mensagens populares