ANIMAG zona 1 define plano de acção

Situação actual da Zona 1

A Zona 1, que parecia condenada a ser absorvida pela Zona 2, parece ter ganho novo vigor, com o último encontro dos provinciais IMAG, reforçado no encontro Anual ANIMAG no Seminário de Vilar, no Porto. Pensou-se que não fazia sentido suprimir a Zona 1 ou agregá-la a uma outra Zona, pois a Zona 1 tem uma área pastoral de muita importância no contexto da Igreja em Portugal, pelas dioceses que envolve, particularmente a Arquidiocese de Braga e suas sufragâneas: Bragança, Vila Real e Viana do Castelo.

Como resultado dos citados encontros dos IMAG e ANIMAG, membros da Zona 1 reuniram-se a 18 de Dezembro de 2008 na casa dos Espiritanos em Fraião (Braga). Debateram a questão e concluíram que a Zona 1 devia caminhar, pois a área a evangelizar era significativa. Também o número de participantes nessa reunião, oito no total - o que já não se verificava havia largos meses - foi alento para revitalizar a Zona 1. Estiveram presentes: P. José Lima, pelos Franciscanos; P. Padre Inácio Babo de Macedo, pelos Combonianos; P. João Pereira Monteiro, pela Consolata; Pes. Wandali Bava e Adélio da Cunha Fonte, pelos Espiritanos; Joana Veloso, pelas, Seculares Combonianas; Ir. Ana Cândida, pelas Espiritanas; Os Verbitas têm, nesta Zona, o P. Manuel Abreu que, devido a doença deverá ser substituído pelo P. Joaquim Domingos Luís, que esteve na reunião. Também faz parte da Zona 1 o P. Luís Duarte Vieira dos Missionários da Boa Nova que, não pôde estar na reunião.
Como aspecto positivo, quase todos os Institutos Missionários têm, na diocese de Braga, comunidades religiosas. Poderiam integrar-se de modo mais activo na Zona 1, mas ainda não o fazem. No entanto, a avaliar por esta última reunião, parece que a situação está a mudar. Como aspecto negativo da Zona 1 notou-se a grande mobilidade dos elementos que a compõem. Os mais permanentes têm sido a Joana Veloso e o P. Lima que, nos momentos de maior crise têm aguentado o barco. Apesar disso, todos os anos a Zona 1 tem realizado uma semana missionária e outras actividades, pedindo socorro às outras zonas, o que nem sempre tem acontecido.

Revitalizar a Zona e projectos de acção para o futuro

Pelo propósito de todos de caminharem unidos e de revitalizar a Zona, esperamos que a reunião de 18 de Dezembro tenha sido um marco histórico na viragem da Zona 1. Todos os participantes concordaram que seria bom centrar os esforços na Diocese de Braga. No entanto, em 2010, daremos continuidade à Semana de Animação Missionária já programada para as paróquias de Canidelo, Guilhabreu e Mosteiró (Vila do Conde).

No sentido de centrar esforços em Braga, decidimos encontrar-nos com o P. Lobato, vice-reitor do Santuário do Sameiro, e responsável pela Comissão de Missões na Diocese, o que acontecerá a 20 de Janeiro no Fraião (Braga). Este encontro terá como objectivos: a apresentação dos membros da Zona 1 e a missão dos ANIMAG na diocese, acolhendo do P. Lobato opiniões e sugestões para o nosso trabalho na Diocese. É dentro de uma acção concertada que a Zona 1 pretende executar os seus projectos na diocese de Braga.

Quanto à SAM a realizar de 13 a 20 de Março, nas paróquias de Canidelo, Mosteirô e Guilhabreu (Vila do Conde), no dia 7 de Outubro de 2009, houve um 1º encontro com o pároco, P. Carlos Duarte, em Guilhabreu, em que estiveram presentes o P. Wandali, o Frei José Lima, a Joana Veloso e a irmã Ana Cândida. Nesse encontro traçamos um esboço inicial de trabalho. Já marcamos um outro encontro com o P. Carlos Duarte para 27 de Janeiro, agora com a presença das equipas, para preparação próxima e acerto de actividades. Esta SAM abrirá com a Eucaristia vespertina nas três paróquias, com a presença de todas as equipas, em horários diferentes, sendo estas apresentadas pelo pároco aos fiéis. O encerramento da SAM terá como ponto central, a administração do Crisma, realizado em Guilhabreu e comum às três paróquias.
Esta SAM terá três equipas: para Guilhabreu o P. Wandali e a Joana Veloso; para Canidelo o P. João Monteiro e irmã Ana Cândida e para Mosteirô P. Joaquim Domingos Luís e irmã Conceição, Franciscana de N. Sra. das Vitórias. O P. Lima apoiará Mosteirô.
Para todos um abraço de Paz e Bem e um 2010 de muitos e produtivos frutos missionários.

Pela Zona 1, P. Frei José Dias de Lima

Comentários

Mensagens populares