Pe. Adélio Torres Neiva, Espiritano (1932-2010)

A paixão pela Missão e pela Cultura

O P. Adélio Torres Neiva, Missionário do Espírito Santo, partiu para a Casa do Pai aos 78 anos. Nascido em S. Paio de Antas (Esposende), foi ordenado Padre em 1956. Formado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1961), o P. Torres Neiva dedicou a sua vida à Missão e à Cultura. É autor de vários livros, sendo o mais notável a História da dos Espiritanos em Portugal (2003). Dirigia as revistas ‘Vida Consagrada’ e ‘Missão Espiritana’. Tem muitas entradas em diversas Enciclopédias e obras colectivas. Foi Professor Universitário, proferiu, muitas dezenas de Conferências e participou em vários Congressos e Colóquios em Portugal e no estrangeiro. Foi, durante doze anos, Conselheiro Geral dos Espiritanos, em Roma (1974-86). Hospitalizado em Lisboa por causa de uma pneumonia, faleceu a 10 de Janeiro.
Deixa por publicar uma importante obra sobre o Espírito Santo que será apresentada, a 20 de Fevereiro, em Fátima, nas III Jornadas de Espiritualidade. O funeral, na tarde do dia 12, foi presidido por D. António Couto, Presidente da Comissões Episcopal de Missões, na sua terra natal.
A Congregação do Espírito Santo sente-se honrada com o seu testemunho de missionário culto e alegre, agradecendo a Deus a sua Vocação e trabalho extraordinário que fez pela Missão e pela Cultura.
Saiba mais...

Tony Neves
Porta-Voz dos Espiritanos

Comentários

Mensagens populares