Secretariado ANIMAG: 'Exposição Missionária é inviável já em 2011'

No passado dia 18 de Janeiro reuniu-se em Fátima o secretariado do ANIMAG. Devido a alguns assuntos, como a presença dos Institutos missionários em Fátima através da Exposição Missionária, esteve presente o P. Alberto, presidente dos IMAG.

Dos assuntos em agenda sublinhamos os seguintes:

- Avaliação da Assembleia Anual em Braga. Foi opinião geral que, o tema e os aspectos abordados da Assembleia, bem como a condução da mesma, foram do agrado geral. Pena que dos 25 membros do ANIMAG, 8 não estiveram presentes, o que denota falta de interesse.

- Exposição Missionária foi o assunto mais debatido e que nos levou mais tempo. A pequena equipa, que havia sido constituída anteriormente, apresentou o resultado de seus encontros e contactos. Pelos contactos havidos com o Santuário de Fátima e pelo espaço que fora apontado para esse fim (antiga capela da reconciliação), espaço que precisa de obras, foi consensual que em 2011 a realização do projecto é inviável. Dois aspectos foram decididos: continuar o diálogo com os responsáveis do Santuário; e a nível do IMAG e ANIMAG reflectir e motivar para que o projecto possa envolver todos os membros e a sua realização seja obra de todos. Sem dúvida a sua execução vai exigir a presença de todos os membros.

- Partilhamos sobre o funcionamento das zonas e a programação das semanas missionárias para 2011. As zonas estão funcionando, embora se constatem ausências. Em relação às semanas missionárias, várias já estão programadas ou em vias de programação: a da Régua, a de Trancoso e a de Chelas. A semana de Aveiro estava praticamente programada; mas nos últimos dias os párocos cancelaram-na, pedindo que fosse transferida para Outubro. O ANIMAG decidiu que este ano na diocese de Aveiro não haverá semana missionária.

Finalmente notamos a ausência de mais de metade dos delegados do ANIMAG na reunião do Secretariado. É caso para dizer: se nem os que deveriam estar mais envolvidos participam, como ousamos reclamar dos outros? A próxima reunião ficou marcada para o dia 24 de Maio.

Comentários

Mensagens populares