Zona 2 do ANIMAG anuncia cancelamento da Semana Missionária de Aveiro

Dos responsáveis da zona 2 do ANIMAG recebemos a seguinte informação:

“Na sequência das nossas reuniões, a semana missionária de Aveiro, que deveria acontecer entre 12 e 20 de Março, estava praticamente programada. Agradecemos a generosidade de todos.

Como sabíeis, a equipa coordenadora tinha-se deslocado a Aveiro para um encontro com o
Arcipreste (3 horas de reunião). Ficou tudo delineado, como vem sendo nossa tradição. Ficamos a aguardar que nos convidassem, ao menos à Equipa coordenadora, para o encontro com os Párocos.
Uns 15 dias antes do Natal recebemos um e-mail do P. Pelágio, Secretariado Diocesano das Missões, a perguntar como estavam os preparativos da semana. Respondemos que da nossa parte as coisas estavam bem encaminhadas e que aguardávamos o convite para o encontro com os Párocos, para se começar a preparação mais remota (...)
Mas no dia 14 de Janeiro recebemos um e-mail, novamente do P. Pelágio, (...) que informava que há cerca de 15 dias tinha recebido a informação de que os Párocos achavam que deveriam ser mais informados sobre as razões da semana e queriam que fôssemos a u
ma reunião marcada para o próximo dia 9 de Fevereiro, às 9,30h, em Aveiro, não sabia aonde… Mas que os Párocos achavam que a Semana deveria ser em Outubro, por ser o mês missionário.
Achamos estranho, porque na reunião com o Arcipreste a equipa coordenadora (Pe António Augusto e Ir. Fernanda) tinha manifestado vontade e disponibilidade para irmos às reuniões para as quais achassem necessária a nossa presença. A data era a sempre sugerida e reservada pela diocese de Aveiro, no início da Quaresma, tempo favorável de evangelização (...).
Quando recebemos o e-mail, tentei contactar de imediato com o Arcipreste. Mas não o consegui antes da reunião do Secretariado da AIMAG que aconteceu em Fátima no passado dia 18. Aí informei os presentes e ouvi o seu parecer. Foi-me dito que continuasse a tentar contactar o Arcipreste e ver da hipótese de ainda voltarem atrás e se fazer a semana na data prevista, porque implicava com a agenda de muita gente. A não poder ser em Março, ficaria sem efeito para este ano, porque em Outubro é inviável, já que a maior parte dos membros dos Institutos missionários estão ocupados com actividades De seus Institutos.
Continuamos a tentar contactar com o Arcipreste e só no passado domingo, dia 23, o conseguimos. Foi peremptório: em Março é impossível. Assim sendo este ano não haverá semana missionária ANIMAG na diocese de Aveiro. Mas no dia 9 de Fevereiro a equipa coordenadora estará presente na reunião para dar todas as informações. Lamentamos o tempo e as energias que todos perdemos. Mas a missão também é feita de contratempos”.
A equipa coordenadora.

Comentário: para que uma semana missionária seja proveitosa, párocos e cristãos mais comprometidos nas paróquias, todos precisam desejá-la e envolver-se ao máximo. Quando actividades como estas são desejo ou imposição de alguém e não pedidas e acolhidas por todos, chega-se a impasses destes. Paciência! Com estas situações também se aprende. Para as próximas actividades deste tipo, precisamos estar mais atentos e ser, como diz o Evangelho “simples como as pombas e sagazes como as serpentes”.

Comentários

Mensagens populares