CURSO DE MISSIOLOGIA


Estão abertas as inscrições para o Curso de Missiologia a decorrer em Fátima de 26 a 31 de agosto no Seminário dos Missionários da Consolata.

É um curso que visa a formação do missionário e, consequentemente, da Missão. Lança as bases da Teologia missionária a partir da Bíblia, história, espiritualidade e metodologia. Está estruturado de forma intensiva, empenhada e acessível. Além das conferências dos professores, a metodologia usada ajuda a criar uma dinâmica de comunhão e espirito de família: trabalhos de grupo, debates, plenários, workshops, testemunhos missionários, convívio e orações em comum.
É organizado pelos Institutos Missionários (IMAG), em colaboração com as Obras Missionárias Pontifícias, tendo vindo a preencher uma lacuna na maioria dos centros de formação da Igreja portuguesa.
É aberto a todos, mas destina-se especialmente aos membros dos Institutos Missionários, religiosos/as, sacerdotes diocesanos, missionários em férias, seminaristas e estudantes de Teologia, candidatos ao laicado Missionário e a voluntários da Missão.
 
O curso é de dois anos, mas funciona em sistema de ciclo, de maneira que o aluno pode inscrever-se e ingressar em qualquer dos anos. Os temas tratados este ano correspondem ao 2.º ano do ciclo bienal e serão ministrados pelos docentes:

D. António da Rocha Couto – SMBN;
Pe. Manuel Augusto L. Ferreira – MCCJ,
Pe. David Sampaio Barbosa – SVD;
Frei José Nunes – OP;
Irª Rita Nicolau SDSCS.

2.º Ano
- A Missão em Portugal e desde Portugal: contextos e desafios
- Diálogo Inter-religioso e Ecumenismo
- A Missão de Cristo, a Missão do Cristão  (por uma Cristologia missionária)
-  A nova Evangelização: oportunidades para a missão
  (elementos a partir da Carta Pastoral  “Como Eu vos fiz, fazei vós também”) 
- Espiritualidade missionária

O valor da inscrição é de €20, existindo número limitado de vagas, tendo como data limite para inscrição o dia 19 de agosto de 2013.

Para informações e inscrições deverá contatar-se o secretariado através do n.º de telefone

249 539 430 ou do email cursomissiologia@gmail.com

Inscrições online em 


 

Comentários

Mensagens populares