ASSEMBLEIA ANUAL ANIMAG
 Santuário de Cerejais, Bragança - Miranda- 4 a 7 de Novembro de 2014

 Introdução: 
 Do dia 4 a 7 de Novembro de 2014 decorreu no Santuário de Nossa Senhora em Cerejais Bragança- Miranda, a Assembleia anual do ANIMAG. Pelas 17.30h começam a chegar os Animadores Missionários, seguiu-se às 19h, para quem quis a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Victor, Presidente do ANIMAG, na capela da Santidade deste Santuário todo Mariano, seguida do Jantar. E pelas 21h, iniciamos os trabalhos. Uma Saudação de boas vindas a todos os presentes, feita pelo Presidente do ANIMAG – Pe. Victor Dias, Missionário Comboniano, seguindo-se a apresentação: Missionários Combonianos, Missionárias Combonianas, Missionárias Combonianas Seculares, Missionários do Verbo Divino, Servas do Espírito Santo, Missionários da Consolata, Missionários Boa Nova, Missionárias da Boa Nova, Missionárias de S. Pedro Claver, Missionárias Dominicanas do Rosário, Irmãs S. José de Cluny, Franciscanas Missionárias de Maria, Ordem dos Frades Menores, Ordem franciscanos Menores Capuchinhos, Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos, Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, Obras Missionárias Pontifícias, Irmãs Escravas da Eucaristia e da Mãe de Deus, Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitorias, Missionários do Espírito Santo, Irmãs Missionárias do Espírito Santo. De seguida, o Pe. Victor, fez a apresentação do programa e horário da Assembleia, o qual tinha sido enviado a todos os Animadores membros do Secretariado e Provinciais. A Liturgia, foi assumida cada dia por um/a Missionário/a que tinham sido contactados para tal responsabilidade. Estamos todos de parabéns, porque responsavelmente fizemos os pagamentos. Terminamos com um breve momento de Oração. 

 1- No dia 5: Formação Permanente com, o Senhor Bispo D José Cordeiro.

 1.1- Iniciamos cada dia com a Oração de Laudes, seguindo-se o pequeno-almoço. Às 9.30h acolhemos o Senhor Bispo D. José Cordeiro, Bispo da Diocese de Bragança - Miranda, que nos falou sobre a Exortação Apostólica Alegria do Evangelho: consequências e desafios para a Igreja em Portugal e para a Animação Missionária; Linguagens missionárias de hoje (incluindo a litúrgica); pistas para continuarmos a melhorar a nossa missão de Institutos Ad Gentes nesta Igreja local. O Senhor Bispo incidiu a sua reflexão na Exortação Apostólica Alegria do Evangelho, e parafraseou a Carta Pastoral: Como Eu Vos Fiz; assim como os Documentos Conciliares. Na sua exposição o Senhor Bispo iniciou com a leitura do nº 24 da Exortação Apostólica Alegria do Evangelho. Salientou a conjugação dos 5 verbos presentes nesse nº 24, dizia – “ a conjugação destes 5 verbos e de revermos em comum a missão, é já por si comunhão, e vós sois esta comunhão. A Comunhão é a testemunha mais credível da missão. a)-Primeirear – Exige oração, compromisso, um voltar sempre á fonte. Deixar florir o tempo de Deus, não ter medo de real. Vivamos a Docilidade ao Espírito Santo, que é deixar-se primeirear por Ele. b) – Envolver-se – envolver-se é implicar-se na vida com os outros, com o Outro, é reviver - se em missão. Jesus toma a iniciativa, vai, lava os pés … Ir ao encontro na disponibilidade de discípulo missionário. Ide baptizai, ensinai, curai, fazei isto em memória de mim. Estes mandatos estão intimamente unidos, não os separemos. c) - Acompanhar – A missão implica acolher; “Sem Mim nada podeis fazer” procurar os afastados, os da preferia, com entusiasmo e alegria do encontro, requer de cada um de nós um acreditar nAquele que nos ama e nos envia. d) – Frutificar – Dar fruto exige – nos a poda e paciência da espera. Chegar às encruzilhadas, compromete-nos a sair para o anúncio, imbuirmos a todos do Amor a Deus. e) – Festejar - Convidar os excluídos, é ter consciência de que a Igreja é a casa dos excluídos, Cristo quer oferecer a todos a Graça, Ele toma sempre a iniciativa; há que premeirar a vida de quem mais precisa. Mas só o faz quem se deixa e está imbuído de Cristo. Quem não tem Deus no coração, encontra os deuses. Dizia o Senhor Bispo, - a Graça é dom gratuito, mas só o dá quem o tem, quem se aproxima e permanece com Ele. Deixemos o saudosismo. O essencial é reconhecer a graça e saber que tudo é graça. O essencial na missão é sentir a Graça de Deus e ser graça de vida para os outros, afirmou o Sr. Bispo, desafiando- nos a «ousarem um pouco mais» e a sermos criativos nas propostas, sem esquecermos que a finalidade da nossa missão e da missão da Igreja é sempre Jesus Cristo. Foi-nos lançado um desafio: D. José Cordeiro pediu – nos que recuperemos a essência do carisma dos nossos fundadores para mostrarmos a beleza que cada carisma representa na Igreja. Foi um dia cheio, onde escutamos D. José Cordeiro e com ele partilhamos, questionamos e acolhemos os seus desafios. Tudo é Graça!

 2- Dia 6: Manhã de Reflexão e Tarde de Lazer em Bragança 

 2.1 – A manhã do dia 6 foi preenchida pelas reuniões de Zonas e plenário. Partilhamos entre nós as diferentes actividades já realizadas, agendamos e definimos estratégias comuns para o próximo ano 2015. *Zona 1 – Têm feito reuniões periódicas. Fizeram duas semanas missionárias na Diocese de Vila Real, que correram muito bem. Têm trabalhado em união com o Centro Missionário Diocesano dinamizaram o mês de Outubro com algumas actividades e formação de Catequistas e a Vigília Missionária que foi celebrada em Famalicão. Todas as actividades deste mês tiveram uma boa participação. Salienta-se a geminação em curso deste Centro com a Diocese de Pemba Moçambique. Têm já programado uma semana em Ponte de Lima. Entre os membros fizeram uma sub divisão para um melhor e maior empenho missionário. *Zona 2- Têm feito reuniões periódicas. Fizeram uma semana em Paredes, que correu bem. Continuam a sentir um maior empenho e preparação remota das actividades. Para este ano 2015 têm agendado três fins-de-semana; dois em Paredes e um em Lamego, uma nova modalidade. Vão fazer a experiencia. Pensaram também em criarem um fundo (retirando um pouco das gratificações que recebem das semanas), para fazer face a algumas despesas das actividades missionárias. *Zona 3 – Vai ressurgir, Graças a Deus. Foi nomeado nesta Assembleia o Pe Joaquim (Verbo Divino) Presidente e a Ir Ângela (S José de Cluny) secretária. Marcaram uma reunião para o dia 24 de Janeiro a fim de traçarem algumas pistas de “incêndio” missionário em colaboração com o grupo missionário de Leiria. *Zona 4 – Esta Equipe esta a fazer um trabalho muito bom. Têm reuniões periódicas, formação entre eles, fazem preparação com os agentes mais responsáveis das paróquias onde vão, organizaram-se e criaram uma sub equipe de comunicação… Trabalham em comum com o SAMPL (Secretariado de Animação Missionário Patriarcado de Lisboa). Fizeram duas semanas missionárias, uma em Sintra e outra em Agualva. Estas semanas são marcadas por uma actividade porta a porta e a adoração permanente na Paróquia, tem sido uma mais-valia, graças a Deus. Duas semanas já estão agendadas para 2015: 21de Fevereiro a 1 de Março de 2015; e em Carnaxide 28 de Novembro a 6 de Dezembro. 

 2.2 - Esta tarde do dia 6 foi de lazer, visita guiada a Bragança, pela Pastoral do Turismo da Diocese de Bragança-Miranda onde tivemos a amabilidade do Sr. Dr. Alexandre, Dra. Ana e Engenheira Cristina, pessoal bem preparado e apaixonado pelo que nos explicaram ao pormenor, apenas o tempo escasseou para tanta sabedoria. Foi uma tarde feliz, não obstante a chuva. Viemos terminar em Cerejais com o Jantar e o tradicional Magusto, preparado pelo pessoal da casa, que muito bem e sempre nos serviram. Obrigada! 

 3 – Dia 7: Manhã de trabalho e reflexão de Tarde dispersão cada um parte rumo á sua missão. 

 3.1 – Tivemos entre nós o Sr. Padre José Manuel Bento Soares, Sacerdote da Diocese de Bragança- Miranda, que nos partilhou uma palavra de Esperança, e o modo como a Diocese vai caminhando: - somos uma Diocese Sinodal, guiados pelo projecto de 5 anos cujo tema é REPARTIR de CRISTO em Missão. Somos discípulos missionários. Uma Diocese com muito território, mas de pouca população. Formada em 25 unidades pastorais, cada unidade composta por uma equipe pastoral. O caminho feito é positivo e sente-se um crescimento e bom entendimento graças a Deus. Foi uma partilha simples e densa que certamente nos ajudará como missionários divididos por zonas, trabalhamos em uníssono pelo mesmo Senhor. Obrigada Pe Bento Soares. 
 3.2 - O Pe. Victor introduziu o segundo tempo da manhã, que foi denso, mas correu tudo bem. Colocou á nossa consideração e pediu para nos dizermos como seguir em relação a vice-presidente. A Ir Conceição Pena por motivos maiores da sua Congregação não pode continuar no secretariado, como fazer? Nomear alguém ou continuar até ao ano, fim de mandato apenas com os três? Após um diálogo fomos unanimes que ficássemos assim até á próxima assembleia. Agradecemos á Ir Conceição Pena todo o empenho, zelo e a vida gasta pelo bom funcionamento do secretariado. O Pe Victor lançou um apelo para colocar em funcionamento o nosso Blog, depois de alguns momentos foi pedido ao Pe João Amâncio, Missionário da Consolata, esta tarefa que acolheu alegremente, obrigada Pe Amâncio. Agora fica a responsabilidade a cada Zona de enviar para ele as partilhas das actividades. 
A Ir Glória Lopes Secretária relembrou-nos alguns pontos que no ano passado ficaram á nossa reflexão. O Pe Eduardo Osório, Tesoureiro apresentou-nos o plano contabilístico, com uma satisfação grande, pois todos pagamos as nossas cotas e diárias atempadamente, estamos todos de parabéns.

Partilha dos diferentes sectores:

IMAG – O P. António Fernandes, presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes, como não pode estar presente, delegou na Ir Glória Lopes, a partilha do IMAG: foi salientado o Outubro Missionário, o Curso de Missiologia (70 participantes), as Semanas Missionárias. 
 *O Pe. Tony Neves – Espiritano- Partilhou sobre a Missão Press, embora não seja ele o presidente, mas na ausência do actual presidente, Pe Leite partilhou, o caminho feito, as publicações conjuntas da Imprensa Missionária (Missão Press). Afirmando a necessidade e responsabilidade de todos colaborarem nesta ‘empresa’, que é nossa. 
*OMP- Pe. António Lopes director das O.M.P. em seu lugar esteve presente o João Cláudio, que partilhou toda a acção levada a cabo e desafiou todos os participantes a continuarmos a tarefa de comunhão na missão que nos é solicitada. Disse que ainda têm bastantes guiões Outubro Missionário. O Pe Victor pediu que a custo zero lhos entregasse, que os dividiria pelos missionários, visto serem uma ajuda na missão de cada semana ou fim de semana que se fazem. 

7 - Informações: 

 *Próxima Assembleia Nacional Animag 2015: Diocese Setúbal, 3 a 6 de Novembro, o Pe. Victor irá contactar o Senhor Bispo. *Próxima reunião do Secretariado Animag: 21 de Janeiro de 2015, em Fátima, na casa das Irmãs Vitorianas. *A Assembleia terminou com uma solene Eucaristia de acção de graças, no Santuário, em Cerejais, consagrado a Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo Sr. Bispo D. José Cordeiro, ladeado de alguns Arciprestes convidados para viverem connosco este momento, sempre presente o Pe José António, responsável deste centro, a quem deixamos uma palavra de gratidão pelo tudo o que vivemos e o modo como fomos tratados, a ele e todo o pessoal o nosso profundo reconhecimento. 

Bem-haja. Cerejais, 11 de Novembro de 2014

Irmã Glória Lopes Secretária do ANIMAG


Comentários

Mensagens populares