A Assembleia anual do Animag- 2015

A assembleia  anual do Animag (animadores missionários ad gentes) que decorreu no Seminário Diocesano em Vila Real de 3 a 6 de Novembro, contou com a participação de mais de 4 dezenas de religiosos, religiosas e alguns leigos que se dedicam à animação missionária em Portugal, no total havia 23 institutos religiosos representados.
O objetivo da assembleia anual é possibilitar cada vez mais a comunhão e a colaboração entre os diversos institutos religiosos no país, além de servir para revisar e programar atividades em conjunto para o ano seguinte no diz respeito à animação missionária no país.
Dom Amândio Tomás, bispo de Vila Real, marcou presença na assembleia e incentivou os religiosos a continuar dando testemunho de comunhão e união. “Hoje,  o povo está sedento de testemunho e, através do trabalho realizado em comunhão pelos diversos institutos religiosos em colaboração com a igreja local é o melhor sinal de testemunho que se pode dar, porque a união faz a força”,  afirma o prelado. Dom Amândio, garantiu ainda que o Animag, pode contar com a sua ajuda na tarefa de animar e formar consciências missionarias nas comunidades da sua diocese,  ‘porque a Igreja vive da missão, sem o anúncio da alegria do Evangelho, a igreja deixa de existir’, garante dom Amândio.
A assembleia contou também com o Pe. Horácio, diretor diocesano das OMP     (Obras missionarias pontifícias) que apresentou um relatório sobre à missão na diocese e agradeceu o contributo que tem dado os institutos religiosos  na animação missionaria da diocese, ajudando a formar um rosto missionário na igreja local, como deseja os bispos da conferencia episcopal portuguesa.

A assembleia proporcionou além de formação através de encontros e conferencias, convívios fraternos, celebrações animadas e passeios como objetivo claro de formar comunhão entre todos.

Conclusão da assembleia com o bispo na capela do seminário de diocesano de Vila Real.

Comentários

Mensagens populares