ASSEMBLEIA ANUAL ANIMAG
Diocese de Vila Real - Seminário de S José, de 3 a 6 de NOVEMBRO de 2015

Introdução: Do dia 3 a 6 de Novembro de 2015 decorreu no Seminário de S José, na Diocese de Vila Real, a Assembleia anual do ANIMAG.
Pelas 16.00h começam a chegar os Animadores Missionários, seguiu-se às 19h, para quem quis a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Victor, Presidente do ANIMAG, na capela deste Seminário, seguida do Jantar.
E pelas 21h, iniciamos os trabalhos. Uma Saudação de boas vindas a todos os presentes, feita pelo Presidente do ANIMAG – Pe. Victor Dias, Missionário Comboniano, seguindo-se a apresentação: Missionários Combonianos, Missionárias Combonianas, Missionárias Combonianas Seculares, Missionários do Verbo Divino, Servas do Espírito Santo, Missionários da Consolata, Missionárias da Consolata, Missionários Boa Nova, Missionárias da Boa Nova, Missionárias Dominicanas do Rosário, Irmãs S. José de Cluny, Franciscanas Missionárias de Maria, Ordem dos Frades Menores, Ordem franciscanos Menores Capuchinhos, Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos, Obras Missionárias Pontifícias, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitorias, Missionários do Espírito Santo, Irmãs Missionárias do Espírito Santo.
Faltaram: As Missionárias de S. Pedro Claver, Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs Escravas da Eucaristia e da Mãe de Deus, Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.
De seguida, o Pe. Victor, fez a apresentação do programa e horário da Assembleia, o qual tinha sido enviado a todos os Animadores membros do Secretariado e Provinciais; o qual foi aceite, recordou que esta Assembleia é Electiva.
A Liturgia, foi assumida pelas 4 Zonas, a quem agradecemos todo o empenho e esmero com que prepararam e nos ajudaram a rezar.
Foram uns dias bem preenchidos, e nós, os 44 participantes podemos partilhar, rezar, reflectir, conviver e comprometermo-nos ‘num mais’ em missão e misericórdia.
Terminamos esta noite com uma saudação a Nossa Senhora.

1-No dia 4: Uma manhã de Formação Permanente com, o Senhor Bispo D Amândio.

1.1- Iniciamos o dia com a Oração de Laudes, seguindo-se o pequeno-almoço.

Às 9.30h acolhemos o Senhor Bispo D. Amândio Bispo desta Diocese de Vila Real, que nos falou sobre a: Família, Missão e Nova Evangelização” Ano da Vida Consagrada… Jubileu da Misericórdia.

O Senhor Bispo incidiu a sua reflexão dando-nos as boas vindas e manifestou o seu contentamento pela nossa escolha neste belo ‘cantinho’ de Vila Real.
Dizia: Saúdo-vos como cooperadores da Verdade, nesta terra que parece estar de luto, pois a falta de gente nova, leva-nos a gritar, a chorar como Raquel a perda de seus filhos, hoje a evangelização passa pelos mais velhos, mas há que sair ao encontro dos Jovens nas Universidades, agradeço a vossa presença e ajuda nas diferentes missões populares. Vinde!
Toda a sua reflexão girou á volta da família; família domestica, família comunidade paroquial. Ninguém pode ter Deus por Pai, se não tem a Igreja por Mãe. Há que recordar que estes dois eixos se interlaçam família e família comunidade paroquial.
Incentivou os Animadores Missionários a serem cooperadores de comunhão, de união, de proximidade, tal como Jesus que nos consagrou e enviou, Ele nos deu o Seu exemplo assim cada um de vós devera ser este sinal. Caríssimos Missionários, sois sempre bem-vindos a esta terra, faz falta ‘atiçar’ a chama, é preciso combater a rotina…. A Igreja é por natureza missionária, sede imitadores de Jesus, que vos envia a levardes o Evangelho. Ele incarnou a nossa condição, procurai conquistar as famílias nas vossas acções, pois se as conquistamos dizia o Sr Bispo teremos tudo nas mãos. As crianças passam a papel químico o exemplo dos pais e adultos. Na família bebemos tudo o que somos e temos.
O Sr Bispo fez-nos um forte apelo á cooperação entre nós e com o povo, se somos dEle há que fazer como Ele. Redescobri a vossa identidade, abri as vossas comunidades, vivei unidos, deixai as capelinhas. Felicito-vos e saúdo-vos em vos reunirdes para esta assembleia. A vossa missão precisa de homens e mulheres apaixonados por Cristo. Sede próximos a nossa Igreja é pela inclusão e não exclusão. Precisamos de ‘locomotivas’ para arrastar todas as carruagens. Nas crises não há vencedores, nem vencidos há construtores da verdade….

Houve um tempo de diálogo, entre todos nós, com o Sr Bispo.
Sentimos que é um pastor atento, pareceu-nos com vontade de se abrir á partilha de sacerdotes diocesanos á missão por algum tempo. A Diocese de Vila Real tem 264 paróquias, dividida em 9 Arciprestados, tem 85 párocos, tem cerca de 210mil habitantes. Mas dizia o Sr Bispo, venham há muita casa vazia, precisamos de vós….. E estou inteiramente de acordo, com a possibilidade de intercâmbio diocese e outras partes.
Foi uma manha muito densa, mas muito suculenta, que Ele nos ajude e ensine a abrirmo-nos á Sua Graça.

1.2- No início da tarde visitamos o centro da cidade com uma visita guiada á Sé e Igrejas da cidade, pelo Dr Aires, homem sábio e preparado, apesar da chuva nada nos deteve ao longo de 2h a caminhar, conhecer e descobrir a beleza nesta terra. Obrigada ao Dr Aires pela sua disponibilidade.

1.3- Pelas 16.30h foi a vez de nos encontrarmos com o Director Diocesano das O.M.P. Pe Horácio, sacerdote, missionário da Sociedade da Boa Nova.
A sua simpatia e saudação nos projectou no essencial da nossa vida: - A vossa assembleia do ANIMAG é um novo Pentecostes. A sua partilha foi simples, concreta, mas densa que se revestiu de um desafio ao nosso agir num trabalho missionário. Por isso, nos dizia, precisamos de ‘vestir o vestido’ desta diocese.
Partilhou o caminho feito e a continuar para a abertura de um Centro Missionário Diocesano, espera que este seja formado pelas células das paróquias.
Irá iniciar pela Infância Missionária, e depois tudo o resto virá.
No diálogo que se fez, deixou transparecer alguma inquietação pela não atenção, ou pelo não conhecimento das semanas feitas na diocese.
Ficou uma interrogação: O que fica de uma Semana Missionária, o que esperamos?
Houve uma partilha muito construtiva e comprometedora.
Agradecemos ao Pe Horacio a sua partilha e disponibilidade.
A noite terminou com o Filme - o Pastor, que foi muito bom.

2  -No dia 5: Reunião por Zonas

Oração da Manhã e Eucaristia.

2.1- Pelas 9.30h na sala iniciamos o dia, com a reunião por Zonas, durante toda a manha seguindo estas propostas de trabalho:
*Revisão e programação das semanas (assuntos particulares em cada zona)
*A Cruz ANIMAG
*Livro Ano Missionário
*Assembleia conjunta ANIMAG/ IMAG
*Peregrinação a Fátima término do Ano da Vida Consagrada.

2.2 - Pelas 14h um autocarro nos esperava á saída do Seminário, onde nos levou a todos até VALPAÇOS, tarde de passeio e convívio, aí nos aguardava o Pe Leonel diocesano e pároco de Valpaços e outras paróquias, que se dispôs a caminhar connosco:

Primeiro encontro foi na Camara Municipal de Valpaços, uma visita de cortesia mas muito familiar, fomos muito bem acolhidos pelo vice presidente da Camara, recebemos o emblema da Camara, assim com dois livros referentes a Valpaços, Obrigada.

De Seguida foi a vez de visitarmos e conhecermos a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços – C. R. L. Foi uma visita muito gratificante pelo conhecimento que tivemos, graças aos seus responsáveis, obrigada pelo gesto simpático que tiveram de nos oferecerem uma garrafa de azeite virgem, Deus os recompense 100%.

O terceiro lugar a contemplarmos foi a Cooperativa dos Vinhos em Valpaços, um edifício grande e bem organizado caminhamos no meio das cubas de vinho. Tivemos a dita de quem quis beber o seu copinho de Jeropiga, junto às pipas e antigo alambique de aguardente. O dono foi amável em oferecer para o magusto umas garrafas que deu para todo o grupo beber á vontade.

Terminamos no Santuário de Nossa Senhora da Saúde em Valpaços, lugar aprazível, magnifico o santuário e a capelinha de N. Senhora da Saúde. Graças a Deus, pelo dom deste Santuário. Uma visita e uma oração/saudação a Nossa Senhora, foi o nosso primeiro momento.
Aí nos esperavam com muita alegria um bom grupo de paroquianos e não só, que nos presentearam com um jantar de febras grilhadas, pão, caldo verde, sobremesa e no fim as boas castanhas com as bebidas á escolha. Um verdadeiro ágape, bendito seja Deus pelo Seu grande Amor espelhado neste povo que apoiados pelo seu pároco, o Pe Leonel nos brindaram de tanto carinho e alegria, mil obrigado Senhor. Obrigado Pe Leonel pelo seu incansável trabalho para connosco. Foi um fim de tarde muito alegre, muito densa, muito harmoniosa, foi um verdadeiro convívio, nós e o povo. A Deus rendemos o nosso louvor. Terminamos com o canto da Salve Rainha a Maria.

2.3- De regresso ao Seminário, pelas 22h, reuniu-se o secretariado do ANIMAG, para procederem ás Eleições da nova direcção, cuja acta será lavrada á parte.

3-    No dia 6: Assembleia ANIMAG

 Oração da manhã
Pelas 9.30h na sala iniciamos a nossa assembleia, orientada pelo Pe Victor, presidente do ANIMAG. Começou por apresentar e saudar a nova Direcção ANIMAG: Presidente, Pe Francisco Costa, Sacerdotes do Coração de Jesus – Dehonianos; Vice – presidente, Pe João Amâncio, Missionários da Consolata, Ir Ângela Nóbrega, Secretária, Irmãs S. José de Cluny, Ir Fernanda, Tesoureira, Franciscanas Missionárias de Maria. Foi um momento bonito. Obrigada pela vossa disponibilidade para servir a missão.



3.1- Seguiu-se a partilha de cada Zona:

*Zona 4 – Esta Zona continua a trabalhar muito bem, aposta na formação dos missionários e dos agentes da pastoral da paróquia onde realizam a sua actividade missionária. Trabalham em comum com o SAMPL (Secretariado de Animação Missionário Patriarcado de Lisboa).
Fizeram uma semana missionária em Messines, com 4 missionários, a qual decorreu muito bem.
Deram continuidade ao trabalho realizado no ano anterior, na Venda Nova e Bairro 6 de Maio numa celebração mariana.
De 28 de Novembro a 6 de Dezembro outra Semana Missionária em Carnaxide esta preparada. Foi feito um apelo a outros missionários para ajudarem, visto o programa ser exigente….
Em agenda na Quaresma está uma semana em colaboração com o SAMPL em Alcabidés.

*Zona 3 – O coordenador da Zona III trabalhou em ligação com o responsável do Serviço de Acção Missionária (SAM) da Diocese de Leiria-Fátima (Pe. David).
Realizou-se uma Semana Missionária na Vigararia da Batalha de 11 a 18 de Outubro com a participação do SAM, grupo Ondjoyetu, jovens sem Fronteiras e vários institutos membros do ANIMAG presentes na diocese. O objectivo principal desta realização foi a preparação da Vigília Missionária que se realizou na Batalha, com a presença do Bispo da diocese, D. António Marto, e a participação de muitas pessoas da vigararia.
Tudo isto implicou várias reuniões de preparação com os párocos e com os missionários implicados. Realizou-se também uma Semana Missionária no Colégio Coração de Maria, em Fátima, nas aulas de EMRC, de 26 a 30 de Outubro, com participação dos membros do SAM. O Coordenador da zona, Pe. Joaquim Domingues, esteve presente em todas as aulas. Participaram também alguns elementos de Institutos missionários. Não se programaram actividades para o ano, porque pensamos que na sequência da Carta Pastoral dos Bispos, Nº 21, deverão ser os Centro Missionários Diocesanos a pedir a colaboração dos institutos missionários presentes na Diocese, para colaborarem com os leigos e jovens missionários e assim se criar um cultura missionária entre a Igreja local, Institutos missionários e Movimentos presentes na Diocese.

*Zona 2- Têm feito reuniões periódicas. Apostam em fins-de-semana, tal como aconteceu em Vilela Paredes de 6ª feira a Domingo, é intenso, pois conseguiram visitar os idosos, os lares, instituições, fizeram a catequese paroquial, as celebrações, mas a experiencia diz que é de continuar. Houve um grande envolvimento dos leigos com os missionários, o pároco sempre presente mostrou o seu contentamento. Quanto á presença nas escolas, estão em reflexão, talvez apostem no dia de sexta-feira….
Têm duas actividades previstas: 29 a 31 de Maio; 16 a 18 de Outubro em Lamego.

*Zona 1 – Têm feito reuniões periódicas. Fizeram quatro semanas missionárias a saber:
Ponte de Lima; Bragança; Valpaços duas. Decorreram bem as três primeiras, a última precisava da preparação, houve falha por parte de quem orientou esta actividade. Há que apostar sempre na devida preparação.
Uma outra semana em curso não se realizou, por motivos de mudança de pároco, aguarda-se a nova data. Estas semanas têm uma preparação e um ponto forte de envio dos missionários que é muito intenso, o que é de louvar e continuar. Salientaram a colaboração de outras Zonas. Tem já agendadas duas semanas em Chaves aguardam a data e em Valpaços é de 22 a 29 de Maio.
Concluiu-se este momento com o incentivo do Pe Victor Dias, que dizia – estas semanas devem ser animadas e devem ter animadores embebidos no Espirito Santo; pois são o rosto e razão de ser ANIMAG. Coragem, damos graças a Deus pelo dom da missão.
3.1- Partilha dos diferentes sectores:
 Economia: O Pe Eduardo Osório, Tesoureiro apresentou-nos o plano contabilístico, iremos receber uma tabela com todas as contas feitas. Neste momento faltam pagar as suas cotas 6 Institutos não presentes na Assembleia.
IMAG: Na ausência do Presidente do IMAG, P. António Fernandes, a Ir Glória Lopes, vice-presidente, salientou o desejo da Assembleia ser em comum, pediu uma maior participação nas Jornadas Missionárias, sobre o curso de missiologia, a Ir Célia como membro da direcção do curso, partilhou o contentamento da participação e incentivou-nos a continuarmos, este ano presentes 75 elementos, ainda há muitos consagrados, é preciso mais leigos….
*O Pe. Tony Neves – Espiritano- Partilhou sobre a Missão Press, pediu mais empenho em partilharmos os nossos textos sobre actividades que fazemos nas semanas, Isto dizia ele – é nosso.
*OMP- Pe. António Lopes director das O.M.P. está em Bragança dando a sua força na abertura do Centro Diocesano naquela Diocese. O João Cláudio, falou-nos da comunhão que há entre OMP, IMAG e ANIMAG, alertou-nos para a responsabilidade de difundirmos os Guiões Missionários nas actividades que fazemos ao longo do Ano. Ainda tem cerca de 15mil nas OMP.

Partilha e conclusões sobre os três pontos de reflexão nas Zonas:
Zona 1- Cruzes querem 50 mas um pouco maiores, assumem o pagamento.
Livro Ano Missionário – Sim, mas sem a mensagem do Papa e na capa ser mais geral
Assembleia em conjunto, salvaguardando a tarde de passeio e magusto.
Zona 2 – Cruzes querem 50 também maiores (30cm) e se possível o branco mais saliente, assumem o pagamento.
Livro Ano Missionário – Sim, mas sem a mensagem do Papa pedem 500
e na capa ser mais geral, com AG e como Eu Vos Fiz Fazei ….
Zona 3 - Cruzes não deseja mais, de momento, pois não dispõe de qualquer fundo económico para a sua aquisição. Mas achamos que deveria ser um pouco maior.
Assembleia conjunta IMAG e ANIMAG – em Abril, conforme proposta do Presidente dos IMAG: Pensamos que deve continuar separadamente, numa diocese, na 1ª semana de Novembro, como tem vindo a acontecer; os Presidentes do IMAG e ANIMAG fazem a ligação.
Porque não em Abril? Pensamos ser melhor em Novembro porque se faz a avaliação do que se realizou ao longo do ano e a programação para o ano seguinte. Em Abril, é tempo de execução e não de programação.
Propomos começar na 4ª feira em vez da 3ª e terminar no sábado, dando possibilidade aos leigos e coordenadores das OMP e outros missionários da diocese de poderem participar, se o desejarem.
Há uma proposta acerca do Livro Ano Missionário, estão a fazer-se conversações entre uma Congregação e o director Diocesano das OMP no sentido de se adquirirem em conjunto.
Convidámos o João Cláudio das OMP a estar presente na nossa reunião, para nos ajudar.
Pensamos aproveitar o dia 6 de Fevereiro de 2016 para uma reunião com os membros dos Centros Missionários Diocesanos das 4 dioceses da Zona III: Leiria-Fátima, Coimbra, Guarda e Portalegre. O ideal seria juntar a 4 dioceses pelo menos uma vez por ano: ANIMAG e Centros Diocesanos.
Zona 4 – Cruzes querem 50 também maiores (30cm) e se possível o branco mais saliente, assumem o pagamento.
Livro Ano Missionário, de momento não querem.
Assembleia em Conjunto.
Concluirmos este percurso salientando o seguinte:

Foi pedido ao novo presidente Pe Francisco Costa, que sobre o Livro Ano Missionário, seja ele a falar com o Sr Cónego Fernando a possibilidade de mudança e a quantidade.
Em relação ás Cruzes vão ser feitas mais 150 com 30cm cada uma, e foi sugerido que se fizessem umas maiores para cada Semana.
A próxima Assembleia será em conjunto (no dia 18 o IMAG se reunira em assembleia e aí se decidira entre ambas as partes), mas indicaram-se as Dioceses de: Setúbal, Guarda ou Beja.
Houve uma grande força para ser nos Açores, poderá ser? Haverá condições? Será???

Ultima palavra do Pe Victor, presidente cessante: agradeço-vos a todos vós e á equipe toda a colaboração e desejo á nova direcção os maiores sucessos.
Que Maria Rainha das Missões a todos guarde e faça viver sempre mais a missão de comunhão, de serviço, de empenho numa IGREJA, que somos e formamos TODOS.

Seguiu-se a Eucaristia presidida pelo Sr Bispo D. Amândio, e a presença amiga do director das OMP, Pe Horácio.
Na sua homilia o Sr Bispo exortou-nos ao serviço humilde, cheio de amor, de comunhão e de novo o convite: Vinde sempre, vinde para ficar.
Almoço e no fim a despedida.
Nota não ficou marcada a próxima reunião do secretariado a nova direcção o fará oportunamente.



Vila Real, 6 de Novembro de 2015


Irmã Glória Lopes
Secretária do ANIMAG

Comentários

Mensagens populares